Blog

Como serão os condomínios do futuro e as novas tendências?
21/08/2019

Como serão os condomínios do futuro e as novas tendências?

As tendências tecnológicas já são vistas em inúmeros lugares, desde a forma de se locomover na cidade, até no local onde se mora. Mas então, como serão os condomínios do futuro? Quais são as tendências que vieram para ficar?


O aprimoramento de práticas tecnológicas no condomínio surgem como demanda de um mercado em constante evolução.


Assim, novas ferramentas aparecem para diminuir o tempo de realização de algumas tarefas, melhorar a comunicação entre moradores e síndico, aprimorar a segurança, melhorar o gerenciamento de setores e trazer mais agilidade e praticidade no dia a dia. 


A inovação na área da tecnologia, assim como o aparecimento de novos processos de gestão, são imprescindíveis para que o condomínio siga as tendências do futuro. Mais quais são essas novas tendências? É o que abordaremos no artigo de hoje! 

 

Como será o seu condomínio no futuro?


Se você quiser garantir que o estabelecimento se manterá por dentro das maiores novidades da área, é preciso estar por dentro das melhorias e inovações que estão ao seu alcance, e que, muitas vezes, se passa despercebida. 

 

Sustentabilidade


Em muitos momentos, falar sobre sustentabilidade em reuniões de condomínio pode ser polêmico, afinal, é um assunto que gera discussões. 


A sustentabilidade não significa apenas preservar o meio ambiente, mas também melhorar a qualidade de vida dos condôminos e reduzir gastos financeiros o que acaba, de uma forma ou de outra, valorizando o imóvel. 


Práticas sustentáveis podem ser muito simples e nem sempre precisam de muitos recursos, apenas boa vontade e um pouco de conhecimento, como por exemplo: 


Coleta seletiva e reciclagem: tenha um espaço apropriado para que seus moradores deixem o lixo, dividindo-o em categorias como metal, papel, vidro e material orgânico.

 

Evite desperdícios de água: uma ideia sustentável e que reduz gastos é implantar sistemas individuais de água, fazendo cada morador pagar pelo que consumiu.

 

Opte por lâmpadas LED: esse é um tipo de lâmpada com menor consumo energético e maior durabilidade. 

 

Quando o assunto é sustentabilidade, o condomínio possui um potencial imenso de educar, transformar e melhorar as pessoas. Com toda certeza, essa será uma prática que todos os condomínios, em futuro não muito distante, devem adotar. 

 

Governança e novas atribuições


Para que uma estrutura organizacional funcione bem é fundamental que todos os envolvidos tenham plena consciência do papel que devem exercer e do que se espera de cada. 


Em condomínios do futuro, a governança e as novas atribuições dadas a ela são uma tendência para se estar atento. Com inúmeras atribuições, um síndico pode não conseguir dar atenção a tudo que se é necessário e por isso surge a necessidade de um apoio.


Para isso, é preciso contar com a tecnologia. Hoje em dia, existem aplicativos que demandam o trabalho mais “pesado”, dando ao síndico a oportunidade de tomar atitudes mais estratégicas sem se preocupar tanto com as atividades do dia a dia ou até mesmo com a revisão das mesmas. E é sobre isso que falaremos no próximo tópico!

 

Tecnologia e automação


Quando o assunto é tecnologia, as mudanças na área da informação e de como ela pode chegar ao público são extremamente relevantes. Um dos canais mais inovadores do momento para a gestão condominial são os aplicativos que utilizam de Inteligência Artificial para oferecer uma melhor usabilidade. 


Para isso, é possível contar com softwares  são usados para melhorar a comunicação entre as pessoas e facilitar a rotina do condomínio, como por exemplo: controle de acesso às áreas comuns, portarias remotas, controle de fluxo de caixa e inúmeros outros. 


Hoje o nosso foco é em como um condomínio do futuro será, mas para isso, você concorda comigo que a segurança é um dos pontos mais primordiais para um condomínio, correto? E isso tende a não mudar!


A tecnologia a serviço da segurança é uma tendência que se deve ficar de olho. 


Cuidar da segurança do condomínio deve ser uma prioridade. O importante é oferecer um ambiente tranquilo e livre de ameaças, garantindo a melhor vivência possível para moradores, visitantes e colaboradores. E como isso deve ser feito? 


Uma boa opção para que a segurança seja  efetiva, é com o uso de uma empresa especializada em segurança de condomínios, ou seja, uma portaria remota.


Elas oferecem tecnologia de ponta, com sistemas de alarme e câmeras 24 horas, que permitem o monitoramento em tempo real e o pronto atendimento em casos de necessidade. 


Dessa maneira, não há o que se preocupar, e é uma forma de confirmar que o seu condomínio chegará até o futuro sem nenhuma preocupação com a segurança.


E então, o seu condomínio está pronto para as mudanças e tecnologia do futuro? Esperamos que sim!

 

Newsletter

Cadastre-se abaixo para receber nossa newsletter.