Blog

Administração de condomínios: a tecnologia como melhor aliada
Segurança do condomínio      19/03/2019

Administração de condomínios: a tecnologia como melhor aliada

 

A administração de condomínios é tão importante e metodológica quanto a administração de uma empresa. São diversas obrigações, como manutenções prediais, financeiro, legislação, funcionários e, principalmente, a segurança patrimonial.

 

Dessa maneira, o síndico deve estar sempre atento e disposto a proporcionar bem-estar para quem mora, para os colaboradores e para os visitantes.

 

A terceirização de serviços dos quais um condomínio precisa já não é mais novidade, inúmeras empresas são contratadas para que nunca falte limpeza, organização e segurança. A grande novidade – e principal aliada para uma administração eficiente – é a tecnologia.

 

A tecnologia pode ajudar na administração em inúmeros âmbitos. Separamos os mais comuns em condomínio, confira:

 

Controle financeiro

 

A boa administração de condomínios depende muito de um controle financeiro feito de maneira rigorosa e adequada para todas as situações.

 

Uma forma de melhorar a gestão e evitar problemas é contar com a tecnologia. Você sabia que existem softwares que podem ajudar com a gestão? Exatamente! Eles ajudam a controlar e organizar o fluxo de caixa, administrando as entradas e saídas de dinheiro, emissão de boletos e até envio de comunicados aos condôminos referentes aos gastos mensais.

 

São inúmeros os softwares de controle financeiro disponíveis no mercado, e que podem ajudar na administração de condomínios, você certamente encontrará o mais adequado para a sua gestão. Um deles é o Laris, que pertence ao Grupo Tron, o qual a Segzoom faz parte!

 

Administração de condomínios nas economias diversas

 

Também é possível, além do controle financeiro, economizar com uma boa administração de condomínios. No caso de contas básicas como a energia e a água, a tecnologia pode ajudar a reduzir essas despesas.

 

Hoje, é possível optar pelas lâmpadas de LED, que são mais econômicas e com sensores de presença em pontos estratégicos, por exemplo.

 

Já em relação a água, você pode considerar a captação de água da chuva e a reutilização da água para a limpeza de inúmeros locais do condomínios, além de conscientizar os moradores para o uso racional da água.

 

Melhora no relacionamento síndico-condomínio

 

Saindo um pouco do quesito “economia” a tecnologia aplicada na administração de condomínios melhora até o relacionamento que o síndico deve ter com os seus condomínios e tudo aquilo que os cerca.

 

Com uma comunicação aberta por meio da tecnologia, fica muito mais fácil saber onde cada centavo está sendo gasto, no que o síndico está trabalhando no momento e se o seu trabalho está sendo efetivo.

 

Um simples grupo em aplicativos de comunicação pode ser uma boa opção, deixando todos atentos e informados com as questões presentes dentro de um condomínio. Aprenda a usar a tecnologia ao seu favor!  

 

Responsável por um condomínio mais seguro

 

Como vimos acima, a comunicação entre síndico e condômino fica melhor com os softwares e, consequentemente, com a tecnologia. Quem opta por morar em condomínio o faz por um motivo primordial: segurança e conveniência.

 

Ao falar de segurança, a tecnologia também é uma aliada aqui. Estar em um ambiente com portaria remota e monitoramento 24 horas traz inúmeros benefícios e vantagens.

 

A portaria remota

 

O sistema de portaria remota funciona de maneira simples e eficiente. Resumidamente, é possível ter total controle do fluxo de entrada e saída dos moradores e visitantes do condomínio.

 

Isso é feito por meio de câmeras e imagens enviadas para a central de monitoramento Segzoom. Se você é morador, a sua entrada será liberada, em sua maioria, através da biometria. Já para os visitantes, é possível que sejam liberados através do sistema que notifica o morador e o libera assim que autorizado pelo mesmo.

 

Na central da portaria remota existe uma equipe que se reveza para garantir o descanso e a segurança de todos os condomínios monitorados.

 

Ter um bom sistema de monitoramento é essencial se o seu maior desejo é fazer bem a administração de condomínios. Aproveite as dicas e automatize já!