Blog

6 principais dúvidas sobre portaria remota que todo síndico tem
08/08/2019

6 principais dúvidas sobre portaria remota que todo síndico tem

Com as diversas ondas de violência nas grandes cidades, pensar em modos de aumentar a segurança e proteger os familiares é preciso, e quando falamos em moradia, essa necessidade é ainda maior. Por isso, muito se fala em portaria remota.

 

A portaria remota, já é realidade há alguns anos no exterior e chegou aos poucos no Brasil também. Hoje já está presente em milhares de condomínios, mas ainda assim, gera dúvidas em muitos síndicos.

 

Sabemos que quando se é eleito síndico, umas das partes que se deve ter preocupação é na segurança, por isso separamos as principais dúvidas sobre portaria remota e decidimos sanarmos de uma vez por todas. Listamos as 6 das principais dúvidas que todo síndico tem.


01. O que é uma portaria remota?


A portaria remota é um sistema automatizado de controle de acesso. O “porteiro” fica em uma central de atendimento, gerenciando todas as operações a distância.

 

Isso quer dizer que em uma única Central é possível gerenciar diversos condomínios ao mesmo tempo, isso por que existe um sistema robusto e inteligente que faz de forma automatizada a conferência de todas as câmeras online.

 

Ela substitui a presença física de um porteiro no condomínio por um gerenciamento à distância, onde um profissional especializado controla o acesso das câmeras de seguranças e acesso 24 horas por dia.


02. Como funciona uma?


O seu funcionamento é bem simples de se entender e realizar. A entrada de moradores é feita com um sistema de identificação que reconhece impressão digital (biometria), cartões magnéticos ou até mesmo QR Codes.

 

A partir de uma gama de equipamentos modernos a empresa especializada em portaria remota controla para que tudo aconteça de forma correta. Os principais aparelhos eletrônicos utilizados são: câmeras de segurança, sistema de identificação de moradores e conexão de internet para que tudo seja transmitido em tempo real.


03. Como o condômino entra e sai?


A liberação de acesso deve ser definida com antecedência e de acordo com cada empresa que se contrata.

 

Em sua maioria, o acesso ao condomínio por moradores é feita utilizando a biometria, tags, controles ou cartões de acesso. Hoje no mercado já existem empresas que também trabalham com a identificação por meio do reconhecimento facial.

 

04. E as visitas, os funcionários e a entrega de encomendas?


O condômino poderá cadastrar os visitantes ou funcionários, facilitando, assim, o acesso dessas pessoas.

 

No caso de encomendas, o entregador poderá acionar o morador direto pelo interfone através do número do apartamento/residência, ou acionar o zelador para realizar a entrega.

 

05. Quais as vantagens de uma portaria remota em meu condomínio


Portarias remotas para condomínios possuem pontos positivos e negativos. Logo, é necessário analisá-los para certificar que o serviço combina com as suas necessidades.

 

As suas principais vantagens são:

  • Uso de tecnologias inovadoras para atender as demandas;
  • Comodidade no controle de acesso ao condomínio. Onde o síndico poderá se preocupar com a parte operacional da função e ter a segurança do seu condomínio em mãos de empresas especializadas e eficientes;
  • Economia nos custos com pessoal e taxa de condomínio. Essa é a vantagem que mais atrai a atenção, afinal, o valor economizado pode ser investido em outras áreas;
  • Diminuição das eventuais falhas humanas;
  • Aumento da segurança e baixa exposição de porteiros e moradores em situações de risco;
  • Desvios de função e conflitos entre porteiros e moradores são reduzidos;
  • A portaria virtual funciona 24 horas por dia.

 

06. O investimento é alto?


Os custos para instalação variam conforme a estrutura do condomínio, mas é importante lembrar que é possível reduzir gastos da portaria em até 80% com o investimento da portaria remota.

 

Por mais que seu condomínio considere alto esse investimento em segurança, não será mais necessário arcar com os custos de um ou vários porteiros e das leis trabalhistas.

 

Os custos de uma portaria remota variam de acordo com a cidade e o número de unidades no condomínio. Incluindo os valores da instalação e equipamento, os valores são pequenos para todas as vantagens que ela oferece.

 

A tecnologia tem sido cada vez mais positiva para a melhoria da qualidade de vida e segurança das pessoas e a portaria remota tem sido um ótimo exemplo disso.

 

Agora que as principais dúvidas sobre a portaria remota foram sanadas, que tal começar a investir?

 

Conheça os principais motivos para escolher a Segzoom e faça a escolha correta, basta clicar aqui!

Newsletter

Cadastre-se abaixo para receber nossa newsletter.